Muitos Acessos - Visitantes reais!

Desde que a Copa do Mundo de Xadrez passou a ser realizada pela FIDE, em 2000, os brasileiros sempre tiveram boas participações. Já na primeira Copa, que foi realizado na cidade chinesa de Shenyang, Gilberto Milos chegou em quarto lugar, após vencer seu grupo, onde era teoricamente o jogador mais fraco e eliminar Movsesian (armênia) nas quartas de final por 3x2. Na semi-final Milos sucumbiu diante do lendário russo Evgeny Bareev, que por muitos anos foi o número quatro de seus país (atrás apenas de Kasparov, Kramnik e Karpov), pelo placar de  2,5 a 1,5. Como não teve decisão de terceiro e quarto e Bareev perdeu a final para Anand, Milos acabou em terceiro, atrás também de Boris Gelfand.

GM Milos
Depois dessa grande participação, os brasileiros estiveram em outras edições, começando pela invasão brasileira em solo russo em 2005. Khanty Mansiysk foi a sede e contou com  Gilberto Milos, Darcy Lima, Geovanni Vescovi e Rafael Leitão. Leitão foi o brasileiro que chegou mais longe. Ele caiu na segunda rodada para o Top GM espanhol Paco Vallejo pelo placar de 1,5 a 0,5. 

Na mesma cidade, só que em 2007, novamente quatro jogadores brasileiros participaram do evento. Dessa vez as coisas não sairão como o esperado e Everaldo Matsuura, Darcy Lima, Rafael Leitão e Gilberto Milos acabaram eliminados na primeira rodada. Destaque para o confronto de Darcy Lima, eliminado por 1,5 a 0,5 pelo TOP GM Alexander Grischuk da Rússia.

Em outra edição realizada em Khanty Mansiysk, dessa vez a de 2009, três brasileiros estiveram presentes, Rafael Leitão e Alexandr Fier foram eliminados na primeira rodada. Já Gilberto Milos caiu na segunda rodada diante do russo Nikita Vitiugov, pelo largo placar de 4,5 a 3,5. 

Em 2011, novamente em Khanty Mansiysk, três brasileiros estiveram em em terras russas.Diego Di
GM Leitão
Berardino e Darcy Lima não avançaram da primeira fase, entretanto, cabe mencionar o épico combate que fez Diego contra o Americano Gata Kamsky, que havia vencido o evento em 2007. Após ficar no empate nas partidas de xadrez clássico, 1x1 com uma vitória para cada jogar, Diego foi eliminado nas partidas de desempate com o placar combinado de 2,5 a 1,5 para o Americano. A derrota de Darcy foi pra ninguém menos que Peter Svlider, da Rússia, que seria campeão do evento alguns dias depois. O último representante brasileiro no evento foi Alexandr Fier, que derrotou o TOP GM chinês Ye Wang pelo placar de 1,5 a 0,5 na primeira fase, mas não teve como conter o russo Alexander Morozevich (na época entre os 5 melhores jogadores do mundo) e perdeu por 2x0 na segunda fase.

0 comentários :

Postar um comentário