Fier na sua partida hoje |
A torcida voltou em peso para acompanhar novamente os brasileiros na Copa do Mundo de Xadrez, dessa vez disputando a segunda fase da competição. Apesar da grande torcida, o dia de hoje não foi muito bom para os brazucas.
Apenas a lição de casa
Alexandr Fier jogou de negras contra o GM indiano Baskaran Adhiban e apenas empatou seu jogo. Fier tentou complicar na abertura, mas seu adversário conseguiu resolver os problemas apresentados e ofereceu empate no lance 20. Em seu Facebook, Fier comentou o jogo de hoje:
Emoções até o final
Rafael Leitão também jogou com as peças negras hoje, tendo como adversário o russo Alexander Morozevich. Sua partida esteve igualada durante boa parte do tempo, mas quando chegou no primeiro apuro de relógio, Leitão cometeu algumas imprecisões, e deixou o russo abrir uma boa vantagem na partida. Apesar de tudo isto, Rafael deixou passar um forte lance (36...Cg3+!!), que se fosse executado daria vantagem decisiva para o brasileiro. No final, Morozevich acabou aproveitando a vantagem que conseguiu , faturando o ponto. Rafael via Facebook:
Posição em que Leitão deixou escapar 35... Cg3+!! |
Amanhã, as 10 da manhã, os brasileiros voltam a cena. A Leitão apenas a vitória lhe interessa para seguir para o desempate na sexta-feira. Fier, se quiser ter um dia extra de descanso, terá que vencer sua partida para passar a terceira fase do evento sem problemas. Se perderem suas partidas, os brasileiros dão adeus ao evento.
Site Oficial com as partidas de hoje
A partida do Fier assustou a torcida em razão da abertura complicada, mas felizmente ele havia feito a "lição de casa". Era tudo planejado. Gostei da ousadia, especialmente numa Copa do Mundo.
ResponderExcluirEm relação ao Leitão, o motivo da derrota já sabemos: apuro de tempo. Reparem que o erro que ele cometeu foi muito menos grave do que o erro cometido pelo Morozevich, que matematicamente entregou a partida. Por esse motivo, acredito que o Leitão tem sim força suficiente para derrotar o russo amanhã. Ficaremos na torcida.
Com certeza os brasileiros honram nosso país hoje!
ResponderExcluir