Momento em que os presos recebem noções do xadrez |
A Casa de Custódia de São José dos Pinhais (CCJP) desenvolve um projeto específico de xadrez para os detentos. A atividade está sob a coordenação dos agentes penitenciários Everaldo Cordeiro, vice-presidente do Clube de Xadrez de SJP, e Alexandre Padilha Painhas.
O Agente Everaldo falou sobre os resultados obtidos e a possibilidade de continuidade: “Contando com o apoio incondicional da equipe pedagógica da CCJP sob o comando da professora Lenice, da chefia de Segurança e direção da Unidade, assim como dos colegas Agentes Penitenciários, este Curso de Xadrez, primeiro módulo, que está sendo ministrado por mim e Alexandre Painhas teve uma ótima receptividade entre os detentos, sendo que cerca de 20 deles, pretendem continuar com os demais módulos. Foi muito boa a ideia de juntar o xadrez com as demais modalidades de esporte que integraram parte deste projeto promovido pelas professoras do CEEBJA Mário Faraco. Estou realmente muito contente por isso”.
O detento C. M. também expressou sua opinião sobre as ações realizadas: “Em fase de ressocialização, apresento minha homenagem ao agente penitenciário e professor Everaldo, pelo envolvimento no Projeto de Xadrez. Esse curso reforça a importância de uma instituição prisional, na qual tem como objetivo a mudança da personalidade e o desenvolvimento da capacidade cognitiva do educando, e não somente a 'hibernação' desnecessária. São projetos iguais a esse que mudará esses pensamentos e estimulará novas ideias. Por fim, a sociedade tem sorte em ter pessoas que acreditam na transformação”.
No período de recesso escolar, de 10 a 26 de julho, o projeto “Recesso Escolar, Esporte em Ação” proporcionou aos 180 detentos participantes, outras modalidades além do xadrez: futsal-trio, dama, dominó, embaixada e ping-pong.
Foto e informações: Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
Publicado por: Departamento de Comunicação - GuiaSJP.com
0 comentários :
Postar um comentário