FIDE divulga diretrizes de tratamento que deve ser dispensado aos jogadores com deficiência nos torneios válidos para rating da entidade máxima do xadrez.
Diretrizes sobre o tratamento de jogadores de xadrez com deficiência
1 - Essas diretrizes serão usadas para todos os eventos FIDE válidos para rating.
2 - Ninguém tem o direito de se recusar a jogar com um jogador deficiente com quem tenha sido corretamente
emparceirado.
3 - Todos os locais de competições enxadrísticas devem ser acessível a todos ou deverá estar disponível uma alternativa aceitável com supervisão completa para aqueles que não podem acessar o local indicado.
4 - Deverá ser enviada uma circular quando todos os competidores são conhecidos. Esta circular tem um formulário
de inscrição com os pontos essenciais e pergunta para saber se algum potencial competidor tem algum tipo de deficiência que exigirá circunstâncias especiais. O competidor deve informar os organizadores sobre as circunstâncias especiais com antecedência mínima de 20 dias do início do evento.
5 - Nenhum jogador deficiente deve ser penalizado em conformidade com o disposto nos artigos 6.7.d e 8.1.e da
Lei do Xadrez por causa de deficiência.
6 - Qualquer competidor deficiente que tenha requerido razoavelmente em tempo a colocação de seus equipamentos
em um assento especial tem o direito de fazê-lo, desde que isso não crie desvantagem para seu adversário ou outros
competidores. O organizador de evento tem de garantir que as necessidades de ambos os jogadores sejam atendidas.
7 - Todas as informações relevantes deve-rão estar exibidas antes do início do even-to, inclusive mapas do local mostrando a localização dos banheiros e saídas de emergência, bem como o que é fornecido pelo organizador, por exemplo, água, refrigerantes, café etc.
8 - Em todos os eventos deverá haver um médico de torneio. O organizador e o árbi-tro chefe devem saber o nº do telefone do hospital local e do médico do evento.
9 - Se um competidor não puder acessar a área onde são servidos café e água, por exemplo, tais cortesias deverão ser
levadas até suas mesas.
10 - Se um competidor não pode acionar seu próprio relógio ou mover suas próprias peças, um assistente deve estar disponível a menos que o adversário esteja disposto a fazè-lo. Se o adversário estiver atuando como assistente
o árbitro chefe pode conceder-lhe um tempo extra de reflexão.
11 - Se um jogador efetuou um pedido prévio, cópias impressas de todas as notícias devem estar disponíveis em letras de grande formato. Se um jogador é inca-paz de ler letras mesmo em formato grande, as notícias devem ser lidas para ele.
12 - É recomendável que em todos eventos por equipe haja uma regra de que se a equipe visitante informou com a devida antecedência que está vindo com eles um jogador com deficiência que a equipe local envide razoáveis esforços para
assegurar a participação daquele jogador deficiente.
13 - É recomendável que cada federação nacional de xadrez nomeie um responsável para assuntos relacionados com
deficiência.
14 - É altamente recomendável que todos os organizadores de eventos enxadrísticos sigam estas diretrizes.
Pontos importantes a serem levados em consideração
Organização do salão do torneio:
1. Apenas um jogo por mesa: caso seja necessário um assistente as mesas devem ser maiores (2 metros de largura,
a fim de caberem os assistentes para deficientes) e devem ser colocadas separadamente.
2. Os corredores entre as fileiras de mesas devem ter o dobro de largura (cadeiras de rodas)
3. Os árbitros devem estar sempre acessíveis aos jogadores.
4. É importante ter pontos adicionais de eletricidade: alguns jogadores com deficiência visual usam uma lâmpada para o seu tabuleiro. Esta lâmpada não deve perturbar o adversário.
5. Os jogadores cegos sempre que possível devem ser colocados na mesma mesa (eles saberão o caminho para o banheiro
e o retorno à mesa fica mais fácil) e devem ser-lhes dados o mesmo assistente durante todo o torneio.
Assistentes:
1. Os assistentes devem ter um mínimo conhecimento de xadrez; a linguagem é de menos importância, pois a maioria dos jogadores com deficiência só falam a sua língua mater.
2. Os assistentes para jogadores cegos devem saber o nome das peças em sua língua mater.
3. Os assistentes para jogadores cegos devem informar ao jogador quando ele está deixando temporariamente o tabuleiro
de xadrez.
4. O assistente deve sempre anotar os lances: esta é uma ajuda importante para o árbitro.
Organização de Torneio:
1. Organizar uma reunião para todos os jogadores antes da 1ª rodada, de preferência no salão do torneio.
2. Se possível só uma rodada por dia deve ser jogada.
Árbitro Chefe
1. Após fazer o emparceiramento o árbitro chefe decide manualmente em que tabuleiro cada jogador deve jogar: alguns jogadores (deficientes visuais) devem sempre jogar no mesmo tabuleiro enquanto que deve ser reservado mais espaço para os jogadores cadeirantes.
2. Reclamações ou propostas por escrito podem ser facilmente transmitidas via assistentes. Todos os jogadores devem eles mesmos acionar os relógios, excetos os jogadores que sejam fisicamente incapazes de fazê-lo.
3. No caso de apuro de tempo envolvendo jogadores deficientes visuais, o árbitro deve ter em mente que o oponente
vidente pode responder quase imediatamente.
O regulamento técnico do torneio deve liberar o jogador deficiente visual da obrigação de registrar os lances nos últimos cinco minutos, mesmo quando a partida seja jogada com um incremento pelo menos de 30 segundos. O jogador deficiente visual deve então atualizar sua planilha depois do período de apuro de tempo.
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